Festas da Garagem

As “Festas da Garagem” é a marca da AEPortucalense de festas académicas. Com recorrentes organizações excepcionais, realizadas de estudante para estudante e servidas etilicamente quentes, as “Festas da Garagem” continuam a ser uma referencia da Academia do Porto.

História
As “Festas da Garagem” surgiram no ano de 1994, em Outubro, quando a Associação de Estudantes da Universidade Portucalense resolveu criar um espaço recreativo para os seus alunos. O projecto inicial previa a realização a realização de uma festa, com a duração de quatro noites, com música de discoteca, e algumas barracas com bebidas. As primeiras “Festas da Garagem” realizaram-se no parque de estacionamento coberto das novas instalações da Universidade Portucalense – daí o nome “Festas da Garagem”, com capacidade para cerca de 2.000 pessoas por noite.
Inicialmente destinadas aos alunos da Universidade Portucalense, as “Festas da Garagem” depressa atingiram e esgotaram a sua lotação, com vinda de alunos de toda Academia do Porto e arredores, O êxito superou as expectativas, realizando-se ainda as “Festas da Garagem” em Março e Outubro de 1995, Março e Outubro de 1996, Março e Outubro de 1997. Em 1998, e dado que o parque de estacionamento já não suportava as cerca de 4.000 pessoas por noite, optou-se por uma mudança de local, cuja decisão recaiu sobre o Parque de Exposições de Vila Nova Gaia. O êxito das “Festas da Garagem” tornou-as, e à Universidade Portucalense, conhecidas por todo o meio estudantil, por todo o Portugal (sendo equiparadas, por alguns Órgãos da Comunicação Social, como as terceiras maiores festas da Cidade do Porto, precedidas pelas festas do Padroeiro da Cidade (S. João) e da Queima das Fitas do Porto.

Sendo agora permitida a entrada ao público em geral, o número de entradas por noite chegou a atingir as 5.000 pessoas. Novamente, deparámos com problemas de espaço, pelo que em Outubro de 1998 (e até 2001 nos meses de Março e Outubro), e com o apoio da Câmara Municipal do Porto, começamos a utilizar uma tenda de circo, montada no Parque da Cidade (antiga feira Popular do Porto), com capacidade para cerca de 7.000 pessoas por noite, sendo ainda permitida a participação de Bares/Discotecas nas Festas da Garagem.

Apartir de 2006 até ao corrente ano, as “Festas da Garagem” passaram a ser realizadas em Discotecas da Cidade do Porto, devido à impossibilidade de arranjar espaço para o evento. A edição de Março 2013 foi descrita como uma das maiores “Festas da Garagem” dos últimos anos.
 
A longevidade das “Festas da Garagem” e o sucesso de eventos recentes provam que as Festas continuam com o mesmo espirito e continuam uma das grandes festas da Academia do Porto.
Rate this post